Buscar

Caminhada marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes - 18 de Maio "FAÇA BONITO"

CAPA

Comunidade se une em ato de conscientização e apoio às vítimas de violência sexual na infância.

Banner 18 de maio

Na manhã desta sexta-feira, 16 de maio, a comunidade Catalana se reuniu para participar de uma caminhada em alusão ao  18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento, organizado pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Conselho Tutelar e com o apoio da prefeitura através da Secretaria Municipal de Promoção e Ação Social, teve como objetivo chamar a atenção para a importância da prevenção e do combate a esse tipo de violência. 

Com faixas, cartazes e camisas personalizadas, os participantes entoaram palavras de ordem demonstrando apoio à causa. A cor laranja, símbolo da campanha “Faça Bonito”, predominou nas roupas e materiais apresentados durante a passeata, representando o compromisso com a proteção da infância e adolescência.

Durante o percurso, que se iniciou na Praça Marca Tempo e passou pelas duas principais avenidas de Catalão (Av. José Marcelino e 20 de Agosto), foram realizadas paradas para pequenos discursos de conscientização, onde autoridades e representantes de organizações sociais reforçaram a necessidade de denunciar casos de abuso. “É um dever de todos proteger nossas crianças e adolescentes. O silêncio não pode ser uma opção”, destacou Luciano Félix, presidente do CMDCA local.

"A proteção a crianças e adolescentes é uma responsabilidade de todos, incluindo familiares, educadores e a sociedade como um todo. A garantia dos direitos e a prevenção de qualquer tipo de violência são fundamentais para o desenvolvimento saudável e bem-estar da infância e juventude. Não é só o 18 de Maio, todo dia é dia de proteger nossas crianças. Denuncie!", discursou a Secretária de Promoção e Ação Social.

A caminhada também contou com a presença de escolas, ONGs, Ministério Público e coletivos que realizam trabalhos de proteção à infância. Para os educadores, a mobilização é uma forma de educar e conscientizar os jovens sobre seus direitos e sobre os sinais de abuso, incentivando a denúncia por meio do Disque 100, canal gratuito e anônimo para relatar casos de violência.

Ao final do percurso, os participantes se concentraram na Praça Getúlio Vargas, onde foi realizado café da manhã e distribuição de materiais informativos. O evento encerrou com um minuto de silêncio em homenagem às vítimas e um pedido coletivo por justiça e proteção.

A mobilização desta sexta-feira é um lembrete de que a luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes deve ser constante e permanente. O compromisso da sociedade em denunciar e combater esse tipo de crime é essencial para garantir um futuro seguro para os jovens.

 

“Proteger é um ato de amor. Denunciar é um ato de coragem.”

 

Fotos: SECOM (Secretaria de Comunicação) / @pedro_araujoft

https://www.flickr.com/photos/velomar15/albums/72177720326176014/